Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Amamentação: fundamental para a saúde do bebê


Amamentação: fundamental para a saúde do bebê
Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, pediatra dá dicas para uma amamentação feliz
“Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!” Esse é o slogan da Semana Mundial de Aleitamento Materno – 2019, definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês). Celebrada anualmente em agosto, a data tem como objetivo enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, na amamentação do bebê, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e, de forma complementar, até os 2 anos.
O slogan dessa edição norteará as iniciativas para propiciar o empoderamento dos pais, sem distinção de gênero, uma vez que a amamentação melhora significativamente quando há a participação de todos.
Crianças com problemas crônicos devem se proteger – evitar locais fechados e pouco arejados com grande concentração de pessoas e a utilização de casacos de lã e de cobertores que ficaram guardados no armário por longos períodos. “Nossa saúde pode ser influenciada pelas mudanças de temperatura. Portanto, alguns cuidados, como a vacina contra a gripe, são essenciais para evitar o agravamento de doenças crônicas”, comenta a pediatra.
Segundo a pediatra da Medcenter, dra. Andrea Freire Gutman, adotar uma abordagem inclusiva, que contemple os pais, os parceiros, as famílias, os locais de trabalho e a comunidade, é fundamental para criar um ambiente adequado que estimule as mães a amamentarem de forma otimizada.
“O leite materno é rico em nutrientes e vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebê, além de fortalecer o vínculo emocional entre mãe e filho. Ele é o composto ideal para suprir todas as necessidades da criança nos primeiros meses de vida, sem precisar ser complementado com água ou papinhas. O leite materno possui anticorpos que protegem o bebê contra infecções e doenças respiratórias e gastrointestinais”, esclarece a pediatra.
Confira as dicas da dra. Andrea Freire Gutman para uma amamentação feliz

- Na hora de amamentar é indicado que a mãe apoie os pés e as costas em uma superfície macia, como uma almofada, e escolha um ambiente calmo e sem barulho.
- O bebê deve abocanhar o mamilo e a aréola para garantir a saída correta do leite – as bochechas arredondadas são um indicativo de que a criança está mamando bem.
- A mãe deve alinhar a cabeça do filho com o seio e segurar a mama, pressionando-a suavemente para ajudar na saída do leite.
- Sempre que possível, a mãe deve estimular a criança com carinho, conversa e canções – estímulos que ajudam a desenvolver a percepção do bebê sobre o ambiente em que está e fortalecem ainda mais o vínculo emocional.
- A hora da amamentação é sempre um momento especial, por isso, precisa ser respeitado e aproveitado.
“A campanha deste ano busca o empoderamento do ato da amamentação. E o pediatra tem um papel importante no processo ao dialogar sobre os vários aspectos do aleitamento materno, tirar dúvidas, esclarecer medos e crenças, dando informações atualizadas, e, sobretudo, escutando muito e respeitando as escolhas sem julgamentos”, afirma Gutman.
A Medcenter fica localizada na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.066/sobreloja. A unidade está próxima à estação do metrô Cantagalo, com fácil acesso. Agende sua consulta pelo WhatsApp: (21) 99056-8583. Venha nos conhecer!

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: