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Como a dor na coluna atrapalha o dia a dia


Dor na Coluna
Cerca de 80% da população mundial sofre com dores na coluna. Saiba como fugir da estatística e se prevenir
Má postura, sobrecarga de peso, longas horas em uma mesma posição, esforço inoportuno ou um pico de estresse são alguns fatores que põem à prova a saúde da coluna vertebral. As dores nas costas são um problema comum: segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população mundial sofre com o problema.
O ortopedista da Medcenter Policlínica Copacabana Renato de Oliveira Caravellos Glória explica que a lombalgia está entre as queixas mais recorrentes. "A dor na coluna lombar pode ter diversas causas, entre elas uma movimentação mal executada, sobrecarga durante esforço físico, sedentarismo, traumas e vícios de postura, entre outras até mesmo não ligadas a problemas ortopédicos, como o estresse."
Para prevenir as dores na coluna no dia a dia, o médico dá as seguintes dicas:
  • dedique um tempo para o alongamento – movimentar o corpo ajuda a aliviar a sobrecarga de tensão e corrigir a postura;
  • troque de posição, alternando as pernas apoiadas ou cruzadas, do tronco, da coluna lombar e dos ombros;
  • para quem trabalha em pé é importante realizar a transferência de peso entre os pés para aliviar a circulação e a coluna lombar;
  • evite carregar muito peso e retifique a postura sempre, mantendo o corpo alinhado e os ombros retos.
Mitos e verdades sobre a dor nas costas
Ainda tem dúvidas sobre o que realmente faz bem ou prejudica a coluna? Veja o que é mito ou verdade.
A mulher sofre mais de dores nas costas que os homens?
Verdade. Em média, as dores na coluna atingem 57% das mulheres e 43% dos homens.
Salto alto provoca dor nas costas?
Verdade. O salto pequeno, de até quatro centímetros, faz bem à postura. Acima disso, torna-se prejudicial, pois tende a aumentar a lordose lombar.
Dormir em colchão duro é melhor para a coluna?
Mito. Colchões muito duros ou muito fofos podem prejudicar a coluna e a postura. O ideal é um colchão que se adapte à altura e ao peso da pessoa. A superfície precisa ser firme, e não rígida.
Musculação é contraindicada para quem tem alguma doença de coluna?
Mito. O exercício físico, quando realizado com o acompanhamento de um profissional, traz inúmeros benefícios, auxiliando na prevenção de dores nas costas e no fortalecimento da musculatura. Inclusive, o fortalecimento é parte essencial do tratamento da lombalgia.