Marque já a sua consulta (21) 99056-8583 Marque sua consulta

Preventivo: tudo que você precisa saber


exame preventivo
Considerado um exame de rotina, ele é capaz de detectar precocemente o câncer de colo de útero.
O check-up de saúde da mulher certamente inclui exames ginecológicos. A visita ao ginecologista é fundamental para a realização do famoso preventivo, conhecido também como papanicolau. O exame é realizado com uma coleta de amostra de células da superfície do colo do útero, cuja principal função é identificar o quanto antes lesões precursoras do câncer nessa região. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tumor é o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal.
O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos de papilomavírus humano (HPV). Apesar de as lesões que precedem o tumor não terem sintomas, elas podem ser descobertas por meio do preventivo. Quando esse tipo de carcinoma é diagnosticado em sua fase inicial, as chances de cura aumentam; vacinar-se contra o HPV também é uma medida eficaz para a prevenção do câncer de colo uterino.
• Como é feito?
O procedimento é simples. Durante a consulta com o ginecologista, ele avaliará visualmente a vagina para verificar se há alguma lesão superficial, secreção ou pigmentação fora do normal. Depois disso, o médico coleta amostras celulares do colo do útero com o auxílio de um instrumento chamado espéculo e o material coletado seguirá para análise laboratorial.
• Quem deve fazer o preventivo?
Todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, devem fazer o exame. O preventivo pode começar a ser feito logo após a primeira menstruação ou antes do início da vida sexual.
• Com qual frequência devo fazer o exame?
Para mulheres sexualmente ativas é recomendado fazer o papanicolau uma vez ao ano. Mas de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, após dois resultados normais, o intervalo da realização do exame por aumentar para três anos, desde que não haja troca de parceiro sexual.

CNPJ 28.782.745/0002-50 :: MEDCENTER POLICLINICA LTDA
Copyright © 2018-2024 Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: